Tuesday, December 05, 2006

Paulo Bento com novo penteado.

Paulo Bento veio a público declarar que tendo em conta as constantes "piadas" e declarações jocosas para com o seu cabelo, decidiu mudar de penteado. Assim, segundo o treinador do Sporting," a partir de hoje e como acto de rebeldia vou deixar crescer as patarras ligeiramente".

Penso que a situação ficará resolvida pois era exactamente isso que lhe ficava mal no penteado.

O novo livro de Carolina salgado

Carolina Salgado (ex-mulher de Jorge Nuno PINTO DA COSTA) vai lançar no mercado um novo livro sobre a relação de 6 anos que manteve com o presidente portista. A expectactiva é grande para saber se Carolina Salgado vai declarar Pinto da Costa como uma pessoa inocente, ou como um verdadeiro manipulador do futebol português, ou seja, falta saber se o livro é ficção ou baseado em factos reais.

Friday, September 22, 2006

Conversas de Sempre

Estou eu junto à porta da Igreja de Alegrete, aproveitando as ruas desertas para poder fazer algumas fotografias quando de repente, tocam os sinos três vezes e aparecem (em cerca de 20 segundos) 10 pessoas, do nada, junto à Igreja.

Começam o seguinte diálogo, que faço questão de transcrever da maneira mais fiel que consigo, embora não seja na íntegra por razões óbvias!

- Quem morreu?

- Foi o Chico.

- O qual Chico, o da junta ou o da leiteira?!

- homem, nada disso!

- Entã qual, nã sê…!

- Entã nã haveras de saber??Ai, porra!

- O que teve junto com a prima do Acácio! Aquela da mercearia!

- AAHHH, aquele que caiu de mota lá na ribêra aí há uns tempos!

- Isso, esse mesmo! Aquele que teve duas tromboses e andava muito mal!

- Xiii, basta que sim!!

- É verdade, Deus o tenha!

- Olhem, sabem qual é que foi o problema dele?! Tava vivo!!

- É verdade, só morre quem cá está!!

- Coitado! Tenho pena do homenzinho! Vi-o anteontem com uma braçada de feno pás cabras lá ao pé da fonte de baixo. Parecia que andava bem…

- Sim!! Sim ele andava rijo, mas sabe como estas coisas, é quando Deus nosso senhor quer…

- Isso é que é verdade! Olhe, melhor assim! Já descansou…

- Ele tinha família?

- Tinha uns primos que moram lá pós lados dos Besteiros…mas sempre foi um desgraçado…

- A mulher fugiu com um pa Espanha quando era mais novo, a partir daí nunca mais se endireitou…

- O homem sofreu…

(…)

- Bom pessoal, a que horas é logo o Benfica…

- Acho qué às nove…

- Vá, até logo! Passem no caféi!

- TÉ LOGO!!

A razão pela qual eu publiquei este pequeno diálogo, prende-se com o facto de ser uma discurso em vias de extinção! A facilidade com que se identifica uma pessoa por esta “ter estado junta com fulano(a)” ou por ter “caído de mota na ribeira” são faculdades que a geração vindoura não consegue recriar! A filosofia existencialista acerca da morte de um individuo e os clichés que daí advêm são marcas que se perderão com o tempo.

Friday, September 08, 2006

Gil Vicente II

Após o início da polémica do caso “MATEUS” o Gil Vicente conseguiu 4000 novos sócios e a mobilização da população de Barcelos para defender o seu clube tem sido em massa.

Até aí tudo bem…

Contudo, parece-me esquisito que as intenções do governo em fechar escolas e maternidade na mesma região, não tenham provocado tamanha indignação.

É verdade que alguns habitantes de Barcelos levantaram vozes de protesto pela maternidade, no entanto, nada que se assemelhe a estes 4000 indivíduos que ficaram com o ego tocado porque o seu clube pode descer à II Divisão de Honra.

Parece que estou a ver os argumentos do mais ferrenho adepto gilista: ”Epah, para que é que vamos fazer putos e mandá-los para a escola, se ao domingo não podem ir ver o grande GIL???hein…para quê??por isso não faz qualquer sentido termos maternidade ou escolas se não existir o GIL VICENTE! eu nunca mandaria filho meu para a escola se não tivesse uma mochila e um porta-chaves do clube…era uma vergonha!!!”

È assim…

Thursday, September 07, 2006

Gil Vicente I

Os nativos de Barcelos andam indignados com o que se passa no futebol português. A descida à 2ª Divisão de Honra parece inevitável mas o populismo ou “bairrismo” das suas gentes parece interminável afirmando que vão até ao fim…”até às últimas consequências”…

Pergunto eu: quais são as últimas consequências? Tenho a ideia que nenhum daqueles que dizem apoiar o Gil Vicente até às últimas consequências, sabem exactamente o que são as últimas consequências…

Outra das famosas intervenções que me apraz verificar com frequência entre tão revoltada gente é a de que: “- Eles querem-nos descer, já o andam para fazer aos anos…mas nós resistimos”

Mas “eles” quem? E porquê ao Gil Vicente? Qual é desta vez a teoria da conspiração?

Se nos querem fazer acreditar em alguma coisa mirabolante e claramente incoerente como é a inocência do Gil Vivente neste caso, já nos basta a história do Galo de Barcelos que a custo de um simbolismo cultural nós vamos engolindo.

Devo confessar que só por breves momentos consigo acreditar que o Gil Vicente é vítima de um “arranjinho” no futebol português e esse momento é quando o já carismático presidente “gilista” António Fiúza fala aos telejornais.

Esta personagem fala com tal clarividência e aprumo que é difícil não acreditar que ele é que anda a “tramar” o clube de Barcelos. No entanto, temos que dar crédito ao homem pelas suas minuciosas e inteligentes entrevistas aos 3 principais canais da televisão portuguesa. Passo a citar as partes fundamentais de algumas delas:

RTP:

-“O Gil Vicente anda a ser roubado e nós não vamos baixar os braços”

SIC:

- “O Gil Vicente anda a ser prejudicado e nós não vamos desistir”

TVI

-“ O Gil Vicente anda a ser enganado e nós vamos à luta”

Todas estas surpreendentes e acaloradas declarações, feitas por uma figura perturbada mas com um discurso hilariante e claramente populista, terminam sempre (sem excepção) com um “GIL VICENTE!!!GIL VICENTE!!GIL VICENTE”e um ou dois emplastros com cara de indignados a projectar enormes “gafanhotos” na direcção do “cameraman”.

Isto é o futebol português na sua essência…

Tuesday, September 05, 2006

iniciante...

a convite do meu amigo RL decidi iniciar-me nestas coisas dos blogs... Até ja me podem considerar um homem arcaico da idade da pedra, uma vez que em pleno seculo XXI ainda nao tinha participado num blog... Aliás, devo dizer que ate me sentia mal por ser diferente do resto da população mundial... Por isso de agora em diante podem contar com uns posts muito chatos que ninguem ira ter pachorra pra ler... Até nomes me vão chamar por aquilo que escrevo... E depois o rilus gentilmente expulsa-me desta cena e eu voltar à idade da pedra... por isso deixem-me aproveitar enquanto ele me deixa escrever umas cenas... obrigadinho RL!!!

Parapente em PEUGEOT 504

hoje fui ao Parapente mais um amigo meu (JC). não fui voar mas sim fotografar. Fiquei agradado e surpreendido com a tranquilidade com que se pode voar e pensei que talvez deva experimentar…talvez um dia que ande altamente medicado e me engane na dosagem…

Dirigimo-nos para a descolagem que ficava num dos altos da Serra de São Mamede no Porto da Espada (terra de muita tradição em desportos radicais, ou talvez não) numa velhinha, mas bastante equipada, Peugeot 504. sinceramente nunca pensei que aquele “animal” tivesse tanta força para se manter numa estrada…quer dizer, num caminho de terra batida acidentado e revestido com calhaus enormes, soltos e afiados…

O condutor que por acaso era o instrutor de parapente, como se não bastasse que as condições do caminho não fossem as mais apropriadas e a carrinha não fosse muito segura, fez questão de pisar o pedal da direita com toda a sua audácia e posso-vos dizer que estivemos umas três vezes, muito perto de experimentar a sensação de saborear uns raminhos de giestas ou até mesmo quatro ou cinco acácias que por ali resistiam…

A subida para o alto do declive foi sem dúvida uma aventura interessante, mas ao chegar ao cimo respirei fundo e estiquei as pernas…

Relaxei…limpei o suor…apreciei a paisagem e pensei….

DDD=?(/&UWTWT…aassss, e a M*r+D~ºa da DESCIDA……

a descida correu bem na medida que, como já devem ter reparado estou aqui a escrever este pequeno texto…

contudo posso-vos dizer que um instrutor de parapente, voa em qualquer circunstância…

a PEUGEOT que se dedique à aviação, pois à muito estética 504 só lhe faltam as asas…

valeu pelos saltos (de parapente), pois os outros comprometeram severamente a relação entre a minha nuca e o tecto da carrinha…e criaram-me problemas de estômago…

hei-de voltar…talvez a pé…

Monday, September 04, 2006

telemóveis...

Já tive cerca de 6 telemóveis e continuo a achar que é um objecto do qual se perde o apreço ao final de duas semanas.

Confesso, que logo após a compra ainda consigo resistir dois dias em arrancar aquele plástico que vem a proteger o visor, e carrego nos botões como se o meu polegar fosse de donzela…

Durante as primeiras duas semanas, tento mantê-lo à sombra dentro do carro, não o coloco no bolso das calças de ganga, e evito arruma-lo à “beirinha” de qualquer estante, escrivaninha, etc…

Durante duas semanas, vou limpando todas as suas superfícies que tendem a acumular algum pó…

Durante duas semanas, carrego a bateria do telemóvel só quando ele se desliga completamente…pela segunda vez consecutiva…

Durante duas semanas até gosto de andar com ele na mão e seguro-o com se levasse uma granada sem cavilha…

Durante duas semanas …

Mas depois….

está quentinho...

É muito natural sair à rua e encontrar aquela pessoa que não desejamos ter conversa para além do “tudo bem?” ou o “muito obrigado”, e sejamos obrigados pela circunstância do momento a trocar mais dois dedos de conversa. Nestas situações, surge obrigatoriamente a genial constatação “-Tá tanto calor, quem nem se pode…”. Esta imprevisível revelação é capaz de surpreender até o mais atento meteorologista e deixar boquiabertos todos aqueles que por acaso saem de “blusa de alça” (sempre na moda de alguns) a mostrar a pelugem axilar.

Agora, “está tanto calor que não se pode…”, mas não se pode o quê? às vezes apetece-me perguntar, mas a previsível figura de estúpido impede-me de o fazer.

Acerca de estas pequenas frases de conveniência, ou “desbloqueadores de conversa” como outros originalmente lhes chamam, eu tenho a opinião que o português é muito pouco criativo e devia ir mais ao fundo da questão …

Por exemplo, uma conhecida:

-olá, tudo bem? está tanto calor, não está!!?

-Não há-de estar com essas calças de ganga dois números abaixo e uma mala de dois quilos ao ombro…

ou então:

- olá vizinhança, está cá uma brasa!

- Pois está, mas já reparou que são três da tarde e está em cima de um telhado a arranjar a antena??

- é por causa da bola que dá às sete.

- ahh…assim tudo bem…boa destilação…

Bom, a verdade é toda esta retórica não me impede de admitir que está quentinho. A típica citação “vou ali para a sombra que tá fresquinho” já não faz qualquer sentido e as nuvens há umas semanas que não as vejo…mas pronto.

porque não aqui...

há uns tempos iniciei um blog, o qual abandonei meses depois por falta de disponibilidade.

www.semletras.blog.pt

no entanto, sempre achei que aquele espaço devia ter uma continuação...

e pensei, porque não aqui...